Preparação da Goma Laca Indiana

A Goma Laca Indiana é uma substância orgânica que vem da Índia derivada da secreção de um inseto (Kerria Lacca). É um produto natural, não é tóxico e vem em escamas. Sua principal função é para fazer verniz, mas também pode ser utilizada na fabricação de cápsulas de remédio, carimbos para carne, indústria alimentícia, etc. Podemos manusear a Goma Laca Indiana sem utilizar luvas, pois não possui nenhum tipo de toxina.

Primeiramente tenham em mente que a medida utilizada pelos lustradores, artesãos, luthiers entre outros profissionais que utilizam a goma laca geralmente varia entre 100 até 200 gramas de Goma Laca Indiana para 1 litro de álcool (de preferência álcool absoluto, no mínimo 92% ou superior). É claro que essa medida pode variar de acordo com o tipo de serviço ou o tipo de objetivo que o profissional deseja atingir, mas em média são entre 100 e 200 gramas por litro de álcool.

Para fazer um teste você pode pegar um pouco de Goma Laca Indiana, coloque em um recipiente, por exemplo copo plástico ou garrafa cortada, e depois jogue o álcool por cima (lembrando que o álcool deve ser o mais puro possível, 92% ou superior). ATENÇÃO: o álcool que é vendido no posto de gasolina muitas vezes também serve, porém não é o mais recomendado. 

Depois de você jogar no recipiente a Goma Laca Indiana e o álcool, você deve mexer essa mistura até não ficar mais nenhuma escama grudada nas bordas ou no fundo do recipiente.

Agora é só esperar 15 – 30 minutos. Depois desse tempo você mexe mais um pouco e a sua goma laca indiana estará pronta para teste. Você tem duas maneiras de verificar se sua Goma Laca Indiana está com boa qualidade ou não.

O primeiro método é você jogar de um copo para o outro e verificar se não ficou muitas escamas/resíduos grudadas no fundo. Quando a goma laca indiana é de boa qualidade, ela não deixa muitos resíduos grudados, ela dissolve praticamente todas as escamas. Caso tenha ficado algumas escamas no fundo, basta você peneirar antes de passar para o recipiente que você deseja armazenar por definitivo seu verniz.

O segundo método para verificar se é boa ou não, é você mergulhar dois dedos de sua mão em um copo de goma laca indiana e ir balançando e apertando eles até ir secando. Nesse processo você vai sentir que os dedos vão ficar “grudando”, “colando”, ou seja, você vai sentir a “goma”. Isso é sinal de que ela é de boa qualidade. Depois que você preparar e testar se a qualidade está boa, você pode armazenar em uma garrafa e fechar bem para que não evapore e perca suas propriedades.

Segue abaixo alguns vídeos que nós separamos para você que deseja saber mais sobre a diluição e aplicação da Goma Laca Indiana

 

 

Caso deseje maiores informações sobre nossos produtos, é só entrar em contato pelo nosso WhatsApp (21) 96677-3989 ou por e-mail: milasltda@gmail.com